Somos o grupo de estudos EN.T.RE - Encontros, Territórios e Redes, criado em 2018, a partir do desejo de cinco arquitetas e urbanistas em investigar a dinâmica das cidades e a relação das pessoas com o espaço público.
Mantendo a pesquisa no centro de discussões concernentes às dinâmicas de apropriação do espaço, participamos, naquele ano, do "7º Encontro Internacional Cidade, Contemporaneidade e Morfologia Urbana", em Pelotas, cujo tema era “Mulheres e lugares urbanos”.
Foi aí que iniciamos o desenvolvimento de um trabalho de mapeamento de experiências femininas na cidade. Nosso primeiro artigo, intitulado "Mapeamento da Mobilidade Cotidiana de cinco mulheres na cidade de Porto Alegre" abordou a experiência de mobilidade da mulher na sua interação com a cidade através de um experimento piloto dos nossos deslocamentos cotidianos, que gerou reflexões importantes sobre a apropriação da cidade contemporânea pela mulher e nos instigou a seguir pesquisando estas questões.
Desde então nos apaixonamos pelo tema, aprofundamos as leituras e estamos, aos poucos, construindo nosso lugar de fala no âmbito das pesquisa com perspectiva de gênero e da atuação feminista. O grupo já não é mais o mesmo. Crescemos. Hoje somos muites!
E neste dia 08 de março, que simboliza a luta histórica das mulheres por condições equiparadas às dos homens, damos mais um passo na nossa trajetória: o lançamento do blog EN.T.RE Palavras, com o intuito não só de compartilhar a nossa produção textual sobre a pertinência e a experiência da mulher na cidade, mas difundir trajetórias e bibliografias femininas no campo da arquitetura e do urbanismo, e, principalmente, fomentar discussões. Nossa proposta é garantir um lugar de representatividade para a mulher e sua participação na constituição da cidade contemporânea.
Vem com a gente!
Lindo grupo, pessoal!